A Asinoterapia ainda é um tratamento pouco conhecido e por isso pouco utilizado mas diz quem o experimentou que tem bons resultados.
Os resultados estão ao nível dos da Hipoterapia, a terapia com cavalos. Em contacto com o burro o doente é massajado e embalado através do calor do animal e do seu movimento.
Na Asinoterapia é utilizado o burro de Mirandela por ter um comportamento dócil, ser um animal paciente e com boa capacidade física.
Esta terapêutica é utilizada em casos de autismo, falta de atenção, distrofia muscular, hiperactividade, Síndrome de Down mas também em casos com problemas de adaptação social e estados de ansiedade.
Benefícios da Asinoterapia:
Confiança: Desenvolve o sentimento de confiança e auto-estima em relação à interactividade.
Força: Fortalece os músculos e aumenta a sensibilidade, relaxamento e flexibilidade.
Equilíbrio: Melhora a postura do corpo e o equilíbrio.
Coordenação, atenção e memória: Ao longo da sessão é necessário que o doente use o que já aprendeu e se concentre em novas tarefas.
Mobilidade: Com o passar do tempo a Asinoterapia leva a que o doente ganhe uma maior liberdade de movimentos e uma maior rapidez.
Prazer: Em cada sessão existem momentos de ternura e prazer. Isto leva a uma frequência cardíaca mais baixa e a um relaxamento.