Como reduzir consumo de sal

08/Nov/2011 - Escrito por Dicas Viva Melhor - Categoria(s): Saúde
Gearbest O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO. promotion
O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO.

reduzir consumo salO consumo de sal em excesso leva ao aumento dos riscos de aparecimento de uma doença cardiovascular pelo que é obrigatório tomar algumas medidas para reduzir o seu consumo.

Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a consumir menos sal:

Não leve o saleiro para a mesa

Se o fizer a tentação de colocar mais algum sal na comida é maior. Com o saleiro longe e afastado da vista vai acabar por se esquecer desse hábito e reduzir o seu consumo.

Substituir o sal por ervas aromáticas

Em vez de usar sal em todas as refeições, pelo menos em algumas delas pode usar ervas aromáticas ou especiarias para temperar a comida. Ervas como a salsa, os coentros, a hortelã, o tomilho, os orégãos ou o alecrim são das mais indicadas. Pode também usar especiarias como por exemplo a pimenta, o colorau, a moz-moscada ou o caril.

Ter atenção aos rótulos

Antes de comprar algum produto leia com atenção os rótulos para saber a quantidade de sal de cada um, representado normalmente na tabela informativa por sódio(Na). Escolha os alimentos que tenham menos sal e que são por isso melhores para a sua saúde.

Consumir menos alimentos com muito sal

Tente consumir menos os alimentos que normalmente têm uma maior quantidade de sal como as batatas fritas de pacote, os aperitivos salgados, os enchidos, charcutaria, alguns queijos, azeitonas, alguns molhos e refeições enlatadas.

O valor máximo de sal que cada pessoa deve consumir ronda as cinco gramas por dia, valor indicado pela Organização Mundial de Saúde. A média em Portugal está bem acima do dobro do valor recomendado. Vai ver que se fizer um pequeno esforço não vai notar diferença na comida e a sua saúde vai agradecer.

loading...
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER RECEBA TODOS OS ARTIGOS

Deixe a sua opinião




Receitas
Crepe Morango Light
Crepe de Morango Light

Fazer uma dieta não significa que não se possa comer doces com bom aspecto e muito saborosos.

Dicas
Frutos Silvestres
Frutos Silvestres: Os benefícios

O consumo de frutos silvestres tem muitos benefícios para a sua saúde, não se ficando apenas pelas suas propriedades anti-inflamatórias ou antioxidantes.

Família
Dicas estudo
Estudar da melhor forma
O final do ano lectivo está a chegar e com ele os últimos exames que vão definir a nota do trabalho realizado ao longo do ano. Se o seu...
Automóvel
Automóvel – Cuidados a ter com o calor
Com a vinda do Verão e do calor que normalmente esta estação do ano trás temos de ter alguns cuidados com o carro. Algumas partes do nosso automóvel são...