O consumo de sal em excesso leva ao aumento dos riscos de aparecimento de uma doença cardiovascular pelo que é obrigatório tomar algumas medidas para reduzir o seu consumo.
Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a consumir menos sal:
Não leve o saleiro para a mesa
Se o fizer a tentação de colocar mais algum sal na comida é maior. Com o saleiro longe e afastado da vista vai acabar por se esquecer desse hábito e reduzir o seu consumo.
Substituir o sal por ervas aromáticas
Em vez de usar sal em todas as refeições, pelo menos em algumas delas pode usar ervas aromáticas ou especiarias para temperar a comida. Ervas como a salsa, os coentros, a hortelã, o tomilho, os orégãos ou o alecrim são das mais indicadas. Pode também usar especiarias como por exemplo a pimenta, o colorau, a moz-moscada ou o caril.
Ter atenção aos rótulos
Antes de comprar algum produto leia com atenção os rótulos para saber a quantidade de sal de cada um, representado normalmente na tabela informativa por sódio(Na). Escolha os alimentos que tenham menos sal e que são por isso melhores para a sua saúde.
Consumir menos alimentos com muito sal
Tente consumir menos os alimentos que normalmente têm uma maior quantidade de sal como as batatas fritas de pacote, os aperitivos salgados, os enchidos, charcutaria, alguns queijos, azeitonas, alguns molhos e refeições enlatadas.
O valor máximo de sal que cada pessoa deve consumir ronda as cinco gramas por dia, valor indicado pela Organização Mundial de Saúde. A média em Portugal está bem acima do dobro do valor recomendado. Vai ver que se fizer um pequeno esforço não vai notar diferença na comida e a sua saúde vai agradecer.