Jet Lag

01/Jul/2014 - Escrito por Dicas Viva Melhor - Categoria(s): Saúde

Se já sofreu com o jet lag sabe como isso pode perturbar-lhe as férias e acabar por não deixar que as goze da melhor forma.

Para o ajudar vamos dizer-lhe o que é o jet lag, quais os seus sintomas e como pode tentar minimizar os seus efeitos.

O corpo humano tem um relógio biológico que determina as alterações físicas, psicológicas e comportamentais do corpo, regulando assim os tempos de sono e de atividade ao longo das 24 horas. O jet lag não é mais do que um dessincronizar do relógio interno com o relógio externo, situação que acontece quando faz uma viagem longa, para um local com um fuso horário diferente do que está habituado. O mundo tem 24 fusos horários, sendo cada um deles calculado em relação ao meridiano de Greenwich. Por cada 15º que se desloque para Este ou Oeste o fuso horário tem a diferença de uma hora.

O jet lag não afeta todas as pessoas da mesma forma mas no geral pessoas com mais de 60 anos são as mais afetadas, enquanto as crianças e os bebes não são muito afetados pela mudança horária. É também mais frequente em viagens de Oeste para Este em que se passem três ou mais fusos horários, uma vez que o corpo tem mais dificuldade em se adaptar a um dia mais curto do que a um dia mais longo.

Jet LagSintomas do jet lag:

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e agravam-se quanto maior for a quantidade de fusos horários atravessados. Quanto maior for a diferença horária mais tempo o relógio biológico leva a adaptar-se e o corpo a eliminar os sintomas. Dependendo dos fusos atravessados o corpo pode levar entre 2 a 7 dias até se adaptar completamente ao novo horário.

O sintoma mais comum é a perturbação no sono. Terá uma maior dificuldade em adormecer durante a noite e passará o dia com sonolência. Além disto poderá sentir uma maior fadiga, irritabilidade, poderá sentir menos apetite, ter ansiedade e náuseas.

Como evitar o jet lag:

O jet lag não pode ser evitado mas os seus efeitos negativos podem ser atenuados. Se costuma sofrer com a mudança horária pode começar a alterar gradualmente a hora de dormir. Se viajar no sentido Este deverá deitar-se meia hora mais cedo a cada dia, se for no sentido Oeste meia hora mais tarde sucessivamente até ter o mesmo horário do local para onde se vai deslocar. Em qualquer dos casos deverá tentar nas noites anteriores dormir pelo menos oito horas para que o organismo esteja descansado e tolere melhor a mudança.

Durante a viagem deve beber água de forma regular e evitar as bebidas alcoólicas que aumentam os efeitos do jet lag. É importante definir horários de descanso e de atividade mesmo no avião. Opte por caminhar um pouco e fazer alguns alongamentos durante a viagem em vez de passar o tempo todo sentado na cadeira.

Esperemos que com estes conselhos não sofra tanto com os sintomas do jet lag na sua próxima viagem.

loading...
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER RECEBA TODOS OS ARTIGOS

Deixe a sua opinião




Receitas
Lasanha de Beringela
Lasanha de Beringela
A lasanha de beringela, sem dúvida alguma que este é um daqueles pratos bastante saudáveis. Para quem não sabe, a beringela é um fruto muito rico em proteínas, vitaminas...
Dicas
Roupeiro arrumado
Dicas para organizar o roupeiro
Nunca lhe aconteceu andar à procura de uma determinada peça de roupa e não a conseguir encontrar no meio da confusão no seu armário? Leia com atenção as dicas...
Família
Dicas estudo
Estudar da melhor forma
O final do ano lectivo está a chegar e com ele os últimos exames que vão definir a nota do trabalho realizado ao longo do ano. Se o seu...
Automóvel
Automóvel – Carros citadinos
Os automóveis ditos citadinos são os mais adequados a circular numa cidade. Normalmente este tipo de carros são de dimensões mais reduzidas o que facilita a sua condução, assim...