Razões para andar de bicicleta

03/Jun/2014 - Escrito por Dicas Viva Melhor - Categoria(s): Desporto
Gearbest O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO. promotion
O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO.

Está com dúvidas se deve ou não andar de bicicleta? Se é um bom exercício físico? Fique a conhecer as razões para andar de bicicleta e tire as suas próprias conclusões.

Fortalece os músculos sem forçar as articulações

Andar de bicicleta, ao contrário de correr por exemplo, não força as articulações porque não existem impactos durante a prática desportiva. Ao pedalar está também a trabalhar os seus músculos ganhando tecido muscular, principalmente os da zona inferior do seu corpo, ao mesmo tempo que aumenta a sua capacidade de queimar gordura.

Como vai sentado na bicicleta, em vez de ser o seu corpo a suportar todo o seu peso, é ainda um bom exercício para quem sofre de excesso de peso, já que não desgasta as articulações.

Razões para andar de bicicletaEnsina os músculos a queimar mais gordura

Ao andar de bicicleta vai fazer com que os vasos capilares das pernas aumentem o seu crescimento, principalmente se fizer treinos de média/longa duração e bastante frequentes. Na prática isto quer dizer que os seus músculos podem receber através dos vasos capilares um maior volume de sangue rico em oxigénio.

Assim além de ganhar mais resistência e treinar durante mais tempo, queimando mais calorias também vai fazer com que as células responsáveis por eliminar a gordura (as mitocôndrias), também cresçam e utilizem a maior quantidade de oxigénio para queimar a gordura e produzir energia.

Queima muitas calorias

Sabia que andar de bicicleta queima significativamente mais calorias do que caminhar ou até mesmo do que correr. Por hora é capaz de queimar entre 500 a 600 calorias, enquanto a caminhar só vai queimar entre 150 a 250 e a correr consegue entre 350 a 450. Claro que isto depende do ritmo a que pedalar e da sua resistência mas a proporção será sempre esta. E muito provavelmente até será capaz de pedalar durante mais tempo do que correr.

Queima calorias mesmo depois de acabar

Andar de bicicleta faz com que o seu corpo queime calorias de forma contínua, mesmo depois de já ter parado. Passadas algumas horas o seu corpo ainda vai estar a “reabastecer” os seus músculos, queimando calorias nesse processo.

A Taxa Metabólica Basal, ou seja, o número de calorias que você queima a fazer algumas funções básicas, mesmo sem exercício, também vai aumentar com a prática do ciclismo.

Então depois de conhecer estas razões já tem tentação para pegar na sua bicicleta e ir fazer um pouco de exercício?

loading...
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER RECEBA TODOS OS ARTIGOS
  1. joao nery

    eu sou cuteleiro e trabalho muito em pe em poucos dias eu senti a diferença

Deixe a sua opinião




Receitas
Salada Tropical
Salada Tropical
A Salada Tropical é uma boa solução para uma refeição com poucas calorias e que tem fibras, e proteínas magras. Ingredientes necessários para a Salada Tropical: 8 tomates cereja...
Dicas
Chocolates da Pascoa
Como resistir aos chocolates da Páscoa

Com a vinda da Páscoa é normal que se sinta tentação de abusar um pouco nos doces. No entanto não se pode deixar levar por essa tentação...

Família
Roupeiro arrumado
Dicas para organizar o roupeiro
Nunca lhe aconteceu andar à procura de uma determinada peça de roupa e não a conseguir encontrar no meio da confusão no seu armário? Leia com atenção as dicas...
Automóvel
Automóvel – Cuidados a ter com o regresso de férias
Nesta altura do ano de férias também é importante ter alguns cuidados aquando do regresso a casa. Antes da viagem de regresso caso seja uma viagem prolongada deve-se fazer...