Os joanetes são uma deformação e um desvio do metatarso, osso do dedo grande do pé e que pode causar bastantes dores.
Alguns dos factores para o aparecimento dos joanetes incluem o calçado alto e estreito, passar muito tempo de pé ou devido a outros factores intrínsecos como pé plano, retropé valgo (pés ligeiramente virados para dentro) ou geno valgo (joelhos juntos).
Sintomas dos joanetes:
O primeiro sintoma a que deve prestar atenção é a dor.
Depois deve ter atenção à existência de calosidades que indicam que alguma coisa não está bem. O aparecimento de um calo numa determinada zona do pé indica que essa zona está sujeita a um excesso de pressão de forma contínua. A pele, como forma de defesa, provoca nessa zona um excesso de queratinócitos que vão levar ao calo.
Resumindo, a existência de calos e dor na planta do pé é possível que isso indique o aparecimento de um joanete.
Tratamento de um joanete:
Existem dois tipos de tratamento possível de acordo com o estado em que o joanete se encontra.
Tratamento conservador -Se o joanete estiver numa fase inicial em que provoca dor mas o desvio é ligeiro é aplicado um tratamento terapêutico conservador que visa diminuir os sintomas e por vezes diminuir o joanete. Neste campo incluem-se por exemplo as ortóteses plantares (palmilhas) que são feitos para compensar e corrigir o apoio do pé ou o desvio do joelho.
Tratamento cirúrgico – Numa fase mais avançada do joanete a única solução é uma operação cirurgica que corrigir o problema. Mesmo depois da operação é necessário um tratamento para evitar que o joanete volte a surgir.
Evitar os joanetes nas crianças:
Para evitar que futuramente as crianças tenham problemas de joanetes os pais devem estar atentos à forma como as crianças caminham. Se as crianças tiverem um pé plano, se andarem com as pontas dos pés virados para dentro ou com os joelhos juntos e os pés afastados deve ser consultado um especialista. Nesta idade é mais fácil corrigir os problemas que existam e evitar que no futuro surjam os joanetes.