Vá de Férias Mas Cuide Da Sua Saúde

02/Jul/2008 - Escrito por Dicas Viva Melhor - Categoria(s): Saúde
Gearbest O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO. promotion
O Maior Festival De Compras, ganhe os produtos no JOGO.

Nada melhor que deixar a rotina de lado e curtir o tempo livre das férias, fazendo o que der na telha. A táctica é óptima para descansar e aproveitar momentos divertidos, mas pode pôr o controle da balança em risco. O perigo ronda quem está de dieta quando, além de não se preocupar com os problemas do dia-a-dia, a pessoa também esquece de dar atenção ao cardápio nas férias.

Na praia
Além do sol e da água do mar, você já sabe que vai encontrar muitos petiscos quando for à praia. A melhor arma para não ficar vulnerável e ceder a eles manter firmeza na rotina alimentar. As refeições como café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ser feitas normalmente, em horários programados.
Ir à praia alimentado é o primeiro passo para não consumir os alimentos altamente gordurosos vendidos por lá.
Saber diferenciar a fome da vontade de comer também é importante.  Se já fez a refeição certa antes de sair de casa, não tem por que ficar beliscando. Para não cair em tentação mesmo sem fome, é aconselhável levar os seus próprios lanchinhos para a praia. Numa mala térmica, coloque água, frutas e barrinhas de cereais. (Cuidado com as frutas secas: elas multiplicam as calorias das versões frescas)
Se não quiser levar merenda para a praia, opte por lanches saudáveis.

 

No campo
Os perigos para quem passa as férias no campo são outros. Normalmente, os lugares são mais tranquilos e sobra tempo livre. A principal armadilha é fazer com que as horas de relaxamento sejam recheadas de comida.

A dica é desviar a atenção dos pratos. Faça refeições a cada três ou quatro horas. No restante do dia, caminhe e conheça alguns caminhos. As caminhadas servem como bons exercícios. Para se distrair, leia um livro ou jogue uma partida de algum jogo com os amigos. Apenas tenha cuidado para não se ocupar demais e passar muito tempo em jejum. Nunca que se esqueça que as refeições diárias devem ser, no mínimo, cinco.

Vale apena lembrar que os alimentos típicos do interior, como bolos, tortas, rabanada e carnes cozidas são ricos em gorduras e, por isso, devem ser evitados. Se não tiver como escapar de algumas preparações, procure pratos menos perigosos à dieta, como os assados. (Quer emagrecer? Coma em casa )
Não exagerar na quantidade de comida do prato também é fundamental. Coloque a quantidade ideal e se satisfaça com ela.

 

Na cidade
Mesmo quando não faz planos para viajar nas férias, a reeducação alimentar pode estar ameaçada. Ao passar os dias de folga na cidade, os passeios gastronómicos são comuns. Os prejuízos à dieta acontecem quando tais passeios são confundidos com “farra gastronómica”. Tendo ponderação, limitando o prato a um só e escolhendo alimentos mais saudáveis, tudo pode ser feito.

Você pode ir a uma pizzaria. Basta evitar os recheios mais calórico, como aqueles com queijos gordurosos e bacon. Fuja também das massas grossas e das bordas recheadas. Na padaria,  sanduíches preparados em uma baguete pequena e com recheios magros. Prefira um lanche de peito de peru, tomate e queijo branco em vez de um que conte com mortadela ou salame como ingredientes.

É perfeitamente possível frequentar restaurantes sem exagerar. O que pode agravar a situação é (também neste caso) a quebra da rotina. Quando os horários das refeições não são seguidos, é mais fácil perder o controle de tudo que foi ingerido ao longo do dia .

Mais um inconveniente da falta de programação é que uma simples ida a um café pode se transformar em armadilha. Planejando os passeios e os horários das refeições, dá para diminuir o risco de cometer exageros.

loading...
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER RECEBA TODOS OS ARTIGOS

Deixe a sua opinião




Receitas
Tomates recheados com atum
Tomates recheados com atum
Os ingredientes e a preparação necessária para cozinhar tomates recheados com atum.
Dicas
Dicas para acabar com as dores nas costas.
As dores de costas são um problema que afecta muitas pessoas hoje em dia. Quer seja por passar muito tempo ao computador com uma postura incorrecta quer seja por...
Família
Oleos essenciais aromaterapia
Aromaterapia
A aromaterapia está associada a uma sensação de relaxamento e de bem-estar que é despontada pelos aromas. Mas a aromaterapia é muito mais do que isso e pode ser...
Automóvel
Automóvel – Cuidados a ter com o calor
Com a vinda do Verão e do calor que normalmente esta estação do ano trás temos de ter alguns cuidados com o carro. Algumas partes do nosso automóvel são...