Está aqui: Dicas Viva Melhor » Recupere o brilho e a hidratação da pele após apanhar sol demais

Recupere o brilho e a hidratação da pele após apanhar sol demais

by Dicas Viva Melhor

Passar o verão sem apanhar sol não tem piada nenhuma. Um bronzeado cuidado fica sempre bem. O problema é que, com a vontade de apanhar um bronzeado e com a tentativa de o fazer depressa acaba-se por se ter pouco cuidado e a exposição prolonga-se. Para além de um escaldão existem outros problemas associados. A pele  é que sofre: descasca, resseca, perde o brilho, arde… ainda bem que dá para aliviar o desconforto.

Quem exagerou demais vai descascar de qualquer jeito ou tem como evitar?
Se você não passou o filtro solar, com certeza irá descascar. Mesmo passando muito hidratante. A pele já foi agredida e não tem como evitar descascar, portanto é fundamental a utilização do filtro solar para evitar que isso ocorra.

Além da vermelhidão, o bronzeado em si pode ser considerado uma agressão?
O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar. Mas, quando ele acontece aos poucos e com o uso de protecção, não há problema. A pele vermelha, entretanto, é realmente sinal de uma séria agressão. Normalmente, as pessoas ficam inchadas e a pele arde. Os riscos de cancro de pele também aumentam sem protecção.

Que tratamentos são recomendados para quem está com a pele bronzeada?
A esfoliação é a melhor medida para antes e depois do bronzeado total (e ainda ajuda a desencravar os pêlos de quem sofre com o problema e fica cheia de manchinhas). Antes e começar a tomar sol, o tratamento retira as células mortas da pele. Assim, ocorre o escurecimento uniforme do corpo. Já depois de se expor ao sol por alguns dias, a esfoliação ajuda a preservar um bronzeado bonito por mais tempo. Uma boa hidratação também rende uns dias a mais de pele amorenada. Isso porque os cremes ajudam a repor a oleosidade perdida no contato com o sal, o cloro e o sol.

Banhos com óleos são indicados para repor a oleosidade?
Sim. Mas os óleos sozinhos não bastam. É preciso usar um hidratante corporal na sequência. E, para se ensaboar, prefira os sabonetes neutros (menos agressivos). E vale lembrar que, se a pele está maltratada pelo sol, em nenhum momento esfregue-se com esponja ou bucha.

A depilação pode machucar a pele bronzeada?
Todas as formas de depilação são agressivas à pele. Mas, quando não há jeito, o importante é passar hidratantes e evitar o sol, pelo menos no dia em que os pêlos foram arrancados (isso evitar manchas pelo corpo).

E para o rosto, existe algum cuidado especial?
Apesar de o corpo inteiro sofrer com queimaduras do Sol, o rosto acaba sendo a parte mais afectada. Para hidrata-lo, entretanto, não basta passar os cremes de uso diário. O melhor mesmo é contar com uma boa máscara facial. Recomenda-se a de mel para hidratar e a de colágeno, ideal para a pele cansada ou sem vida.

You may also like

1 comment

Alexandre Brendim 29 Agosto, 2008 - 14:33

Muito bom o seu texto.

Gostaria de pedir permissão para postá-lo em meu blog com os devidos créditos e links.

Reply

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.